por Clara Santos – Redatora do Canal Arbitragem.

Essa semana, a  Análise editorial publicou os destaques da Advocacia brasileiras¹. Em matéria de arbitragem, diversos dos nossos mantenedores e apoiadores foram premiados. Nesse texto é possível encontrar aqueles que foram reconhecidos pela Análise, além da metodologia e impacto que a referida pesquisa no Brasil.

A Análise Editorial trabalha com publicações especializadas, elaborando pesquisas detalhadas a partir de dados brutos dos principais setores da economia no Brasil. A Análise fundamenta suas conclusões em uma ampla base de dados, o que garante a confiabilidade da amostra e a informação para as decisões dos stakeholders.

“O anuário Análise Advocacia é o maior e mais relevante levantamento realizado do mercado jurídico brasileiro. Para identificar quem são os mais admirados escritórios de advocacia e advogados do país, a Análise Editorial conduz todo ano uma pesquisa detalhada com os que tem mais a dizer: seus clientes.”

Em sua 16ª edição do anuário sobre advocacia, a Editora contou com quase mil entrevistas aos executivos responsáveis pela contratação dos escritórios, além de quase 2 mil bancas e mais de 5 mil profissionais. Especificamente, Análise desenvolveu as conclusões a partir de:

“Admirados 1.058 escritórios e 2.556 advogados integrando os rankings e as listas de 19 especialidades do Direito, 39 setores econômicos e 20 estados juntamente com o Distrito Federal.”

Portanto, o reconhecimento de escritórios jurídicos nesse contexto é um marco importante na trajetória do grupo. O sistema de votação abrangem diversos Estados brasileiros e segmentos da advocacia.

“Os responsáveis são convidados a votar em até três bancas e três advogados por ordem de admiração em cada uma das 19 especialidades analisadas. Se não repetir respostas, o entrevistado pode citar até 57 escritórios e 57 advogados. As entrevistas são realizadas pelos pesquisadores da Análise Editorial, que entram em contato previamente e agendam a conversa com o executivo. Só são considerados, para efeito do levantamento, os dados apurados por meio do contato realizado por iniciativa dos pesquisadores da Análise Editorial.”²

No ranking dos escritórios especializados em Arbitragem, em primeiro lugar, está o escritório Ferro, Castro Neves e Daltro & Gomide Advogados (FCDG), com sua filosofia voltada ao trabalho personalizado para oferecer soluções inovadoras, sempre observando os princípios éticos. Além de ser um escritório reconhecido, a Análise apontou que seus advogados José Roberto de Castro Neves, Karina Goldberg, Marcelo Roberto Ferro, Simone Barros e Pedro Ivo Jourdan Gomes Bobsin também são referências na área da arbitragem

Dentre os escritórios da segunda posição desta categoria está o MAMG Advogados, banca que se destacou em 2020 pela ampliação de seu time com diversos profissionais reconhecidos. Este escritório já publicou grandes matérias de nosso portal como A reforma da Lei de Arbitragem chinesa: impactos para empresas brasileiras e Arbitragem na China: aspectos introdutórios para empresas brasileiras. Além de coordenar os webinars do Canal Arbitragem Pessoas & Gestão.

Entre os escritórios classificados pela Editora Análise como abrangentes, o primeiro lugar está o mantenedor Sergio Bermudes Advogados, junto a indicações de grande parte da sua equipe de advogados especialistas em arbitragem como Sergio Bermudes, Fabiano Robalinho (palestrante de quadros do Canal como de ‘Sigilo na Arbitragem’ e ‘a opinião do Cliente [Aparte da Parte]’), Guilherme Valdetaro Mathias, Marcelo Lamego Carpenter, Marcio Vieira Souto Costa Ferreira, Renato Caldeira Grava Brazil, Rodrigo Tannuri e Caetano Berenguer.

Ainda na categoria de escritório abrangentes, o segundo lugar ficou com o tradicional e reconhecido escritórios jurídicos do Brasil L.O. Baptista Advogados.Um escritório Full service que atende casos nacionais, internacionais e arbitragens. Além de mérito a sua sócia Silvia Rodrigues Pachikoski, também palestrante do webinar ‘Arbitragem no Agronegócio – Série Mulheres, Agronegócio e Arbitragem.’

Junto ao referido escritório, também foi reconhecida a banca jurídica Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados., assim como seu sócio fundador Carlos Alberto Carmona, parceiro do Canal Arbitragem em diversos eventos como ‘[HardTalk] Violação do Devido Processo Legal e Nulidade da Sentença Arbitral’, ‘[HardTalk] Disputas e investigações’, ‘[HardTalk] Arbitragem no agro’, ‘[Arbitragem 2 Mundos] Arbitragem Coletiva – o que pensam os autores da Lei de Arbitragem’, dentre outros.

Na categoria Full Service, dois dos três escritórios que ocuparam o primeiro lugar da lista são os nossos mantenedores, Pinheiro Neto Advogados e TozziniFreire Advogados.

A equipe Pinheiro Neto Advogados tem integrantes reconhecidos pela Editora Análise, eles são: Renato Stephan Grion, Júlio César Bueno e Tatiana Dratovsky Sister como reconhecidos especialistas arbitrais dessa edição. Gilberto Giusti também foi apontado como destacado jurista nessa edição. Além de Gilberto Giusti, palestrante dos webinars ‘[HardTalk] Desafios da apuração de haveres pós-crise’ e ‘[HardTalk Prova] Apuração de Haveres desse Canal’.

O TozziniFreire Advogados conta com a reconhecida Elias Marques de Medeiros Neto, Júlio Gonzaga Andrade Neves, Mônica Mendonça Costa, Luis Renato Ferreira da Silva, Rafael Medeiros Mimica. Assim como o reconhecimento ao seu sócio administrador Fernando Eduardo Serec, advogado que já concedeu entrevista ao Canal Arbitragem em observatório da Arbitragem e participou de [Pessoas e Gestão] Diversidade e Inclusão.

No segundo lugar dessa categoria estão os mantenedores BMA – Barbosa Müssnich Aragão, e o escritório Tauil & Chequer Advogados associados a Mayer Brown, e seus membros Gustavo Fernandes de Andrade e Maria Rita Dutra Bahia também, também referência nessa pesquisa.

Além de reconhecimento ao escritório Lefosse Advogados e seus advogados Márcio Araújo Opromolla, Pedro Augusto Teixeira Salarini, Pedro Soares Maciel e Diogo Ciuffo Carneiro.

O escritório Lobo de Rizzo Advogados e seu sócio Luis Fernando Guerrero, que participou do quadro ‘[Direto ao Ponto] Responsabilidades dos Administradores’, também ganharam reconhecimento da Editorial Análise desse ano.

Por fim, nosso apoiador Madrona Advogados e o advogado integrante Fabio Alem integraram a lista de premiações desse ano. E ao Luciano de Souza Godoy, integrante do nosso apoiador LUC Advogados.

É um prazer ter todos esses grandes expoentes ao nosso lado, vários de nossos colegas e palestrante do Canal Arbitragem foram reconhecidos nesse ano, portanto, deixamos nossos parabéns a:

Adriana Braghetta, que participou de ‘HardTalk] Arbitragem, M&A, Agronegócio e Matérias Ambientais’, ‘Arbitragem no Agronegócio – Mulheres, Agronegócio e Arbitrage’, e ‘[HardTalk] Procedimento Arbitral – Regras de Praga x Regras da IBA’.

Carlo Verona nosso palestrante em ‘[HardTalk] Bifurcação do procedimento arbitral’, ‘[HardTalk] Violação do Devido Processo Legal e Nulidade da Sentença Arbitral’, ‘[HardTalk] Arbitragem em contratos de construção FIDIC’, ‘[HardTalk] Disputas e investigações’, ‘Controle Judicial da sentença arbitral – 25 Anos da Lei de Arbitragem – HardTalk’, ‘[HardTalk Prova] Contratos: COVID, Revisão?, Prova’.

Joaquim Paiva de Muniz com o ‘[Direto ao Ponto] Cláusulas MAC e MAE: Arbitragem em M&A’, e ‘Arbitragem e Administração Pública | Grandes Casos da Arbitragem.’

Giovanni Ettore Nanni com [Hardtalk] Legal Experts e Arbitragem.

Marcelo Antônio Muriel panelista Shakespeare e o Direito [Fora dos Autos], sócio fundador de de Muriel Advogados, uma nova boutique de resolução de controvérsias e agronegócio com uma carteira de clientes transnacional.

 

Ficamos felizes em contar com tantos profissionais e banca de advogados qualificados e reconhecidos!

¹ ANÁLISE. 16ª edição do anuário. Disponível em: https://analise.com/noticias/admiracoes-evolucoes-e-dados-16-anos-de-analise-advocacia-no-universo-juridico-brasileiro

² – ANÁLISE. Os critérios da Pesquisa – Metodologia. Disponível em: https://analise-asset.s3.us-east-2.amazonaws.com/entry/004b-metodologia-expediente-1800-2210-0-0-1637348371.pdf

Abrir Chat
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?